quinta-feira, 6 de agosto de 2009

APENAS UM HOMEM


Hoje estou atingindo o mundo inteiro. Caminhando descalço, sem compasso. Estou fazendo sessenta anos de idade...
Meu corpo permanece ágil e magro como outrora, mas minha mente demonstra cansaço e profunda falta de esperança de dias melhores no futuro.
Tantos foram os lugares por onde andei, tantas coisas presenciei ao longo da vida. Quantas criticas formulei aos religiosos, políticos e aos meios de comunicação!
Quantas vezes eu lamentei e esperei confiante que a justiça divina acabasse com a miséria do povo, com a crueldade dos poderosos, com as injustiças sociais.
Agora, contemplo com triste olhar o mundo globalizado e imbecilizado. Causa-me profunda tristeza.
A violência ganhou ainda mais corpo.
O amor foi banido dos corações. Restou apenas a imensa dor.
Há por toda parte destruição e ódio. O mundo todo sangra. Exala constante podridão.
A banalidade e a sordidez passaram a ser virtudes..
Como seguir avante diante do caos? Onde buscar forças antes da partida final?Confiar em quem?
Deus permanece inerte, diante de tudo, de braços cruzados!
Será que sou mais divino que a própria divindade??.Como Ele consegue se manter indiferente a tanta crueldade e desesperança?
Por que clamo no deserto e Ele permanece imóvel e calado?
Não. Não sou um anjo. Sou apenas um homem magro e doente que, em breve, não estará mais aqui para contestar as injustiças, para desafiar os “donos do mundo”.
Há quem diga que as minhas palavras são retas, que sou o álcool que atordoa, o antídoto que cura; o amargo que depura, mas na verdade...sou apenas um mero sonhador.
Um simples mortal, limitado, impotente diante das adversidades, mas que lutou bravamente em prol dos seus ideais e jamais se omitiu, nem tampouco recuou.
Que, assim como todos seres viventes, será metamorfoseado em simples
pó, voltará para a mãe-terra, sem sonhos, sem medos, sem aspirações.
Senhor, anda, revela-se diante de todos. Não deixes que, religiosos e outros seres mesquinhos, zombem de Ti! Não seja, apenas, uma simples invenção da humanidade.
Venha em socorro da tua gente aflita, de toda a tua criação.É chegada a hora,tantas vezes adiada, da tua intervenção.
Convoque todos os teus anjos. Preserve o teu fruto. Não permitas que a maldade continue triunfando sobre o bem. Equilibre as forças. Jamais desista da tua criação.
Saiba que eu não preciso da tua imagem. Só quero ver a tua ação. Faça com que eu volte a crer em Ti. Não como Senhor das guerras, dos sacrifícios, mas como Deus da vida, Deus do amor
Realize o seu milagre maior e mais bonito. Ampare os justos. Espalhe afeto entre o seu povo. Reanime a fé que todos tinham em Ti. Em nome da Vida, do Espírito e do Corpo
Quanto a mim constato que meu fim está próximo, mas de nada mais preciso; nem preces ou louvores; nem mesmo do céu eu preciso.
Posso mergulhar na mais eterna escuridão. Nada mais tenho a temer. Não há como retornar..Creio que fui justo com todos e cumpri minha dolorida missão. Agora..a partida é inevitável.
Acredito que apenas uma coisa realmente me faria feliz: saber que Deus ouviu as palavras utópicas de um mero sonhador e, um novo mundo de amor ressurgiu.
Senhor, a vida de todo o teu povo está em tuas mãos. Seja feita a tua boa  vontade.
Texto: Nelson Barh