sábado, 23 de janeiro de 2010

Crítica Vídeo: Os Portugueses

Assunto: “Os portugueses deixam a língua nos trópicos”.

crítica

O vídeo tem como objetivo,como o próprio título sugere, apresentar a grande herança que herdamos dos portugueses, ou seja, a língua pátria, a nossa belíssima língua portuguesa.
Através da navegação e colonização de vários povos, a língua portuguesa foi difundida pelos cinco continentes.Atingindo os trópicos. Brasil, Angola,Guine-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, etc (e até mesmo Goa na Índia).
Temos seu nascedouro, aqui entre nós, quando da chegada de Pedro Álvares Cabral a Bahia, e literalmente através da famosa carta de Pero Vaz de Caminha.(primeiro documento escrito em terras brasileiras).
Camões foi quem melhor divulgou a língua portuguesa,tornou-a conhecida e também, altamente, respeitada por todo mundo. Outros escritores portugueses também contribuíram, maciçamente, para tal propagação entre eles: Padre Antonio Vieira, Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, Eça de Queiroz e outros. No Brasil também tivemos grandes escritores da língua portuguesa, entre eles, destaques para: Machado de Assis, Euclides da Cunha, José de Alencar, etc.
Contudo, somos todos nós, ou quase todos, seus fieis transmissores para as gerações futuras.Cada vez que ensinamos uma simples palavra aos nossos filhos, netos e bisnetos, estamos auxiliando para que a nossa língua portuguesa se perpetue.
A língua portuguesa é, na minha opinião, uma das línguas mais bonitas, ricas, harmoniosas e sonoras que existem. Ela tem a sua origem no latim. Todavia a formação é quase sempre greco-latina.No Brasil o léxico difere um pouco de Portugal, tendo em vista, a variedade de palavras de origem indígena, africana, etc. (Cumpre, ainda, salientar o uso constante que fazemos do gerúndio).
A página inicial do referido vídeo é criativa e muito bem elaborada: pétalas de rosas espalhadas sobre fotos antigas,remete ao passado, um mergulho em nossas velhas lembranças, em nossas origens longínquas. O texto é bom, fértil em citações.
Todavia, o vídeo não se preocupa em apresentar uma seqüência histórica ou cronológica; as fotos, os símbolos são lançados aleatoriamente. Não gostei do áudio.Soa como um acelerado libelo, um clamor, um brado reivindicatório. Talvez o defeito esteja no meu computador, na microfonia ou então na dicção do narrador.(Creio que a narração seja do João Ricardo)
Enfim...a idéia foi muito boa, mas a feitura ficou, ligeiramente, incoordenada.

Nelson Barh

Nota: Quanto ao “Canal Secos & Molhados” ele apresenta um visual bem adequado,
uma foto bem expressiva do João Ricardo e contêm vídeos bons e variados.

Nelson Barh