quarta-feira, 29 de julho de 2009

TELEVISÃO BRASILEIRA


“Algumas palavras acerca da Televisão brasileira”


Na década de 50 surgiu a televisão brasileira..Para ser mais preciso no dia 18 de setembro de 1950
A primeira emissora foi a Tv Tupi de São Paulo atualmente extinta.
Sua programação era uma cópia de boa qualidade do rádio da época.
Sua programação continha: programas humorísticos, musicais, teleteatros, telejornalismos, entrevistas, culinária, comerciais, etc., ou seja, as programações das emissoras de rádio foram transpostas para a Televisão.O rádio auditivo passou a ser visual. Claro que a aceitação pelo publico foi imediata.
Os artistas eram todos oriundos das emissoras de rádio.Dotados de real talento artístico.
Necessário ressaltar que a Tv Tupi foi uma excelente escola, principalmente na teledramaturgia e no telejornalismo. Revelou ótimos repórteres; excelentes atores dramáticos e histriônicos; bons apresentadores e uma gama enorme de programas originais. Posteriormente, surgiram novas emissoras.
A Tv Record foi pioneira nas transmissões esportivas e eventos carnavalescos.

A Tv Excelsior fez uma verdadeira revolução nas novelas e nos shows.Valorizou ainda mais a profissão do artista.
A Tv Record, ainda, criou os grandes festivais e os grandes musicais,valorizando as musicas e os compositores brasileiros.
Nos anos 60, inúmeros atores de teatro e do cinema aderem à televisão.São criados os melhores programas da história da televisão brasileira.

Nomes como: Assis Chateaubriand, Paulo Machado de Carvalho, Victor Costa, Alberto Sayad, Edson Leite e Roberto Marinho foram de suma importância na implantação, manutenção e desenvolvimento da Televisão brasileira,
Pessoas como: Túlio de Lemos, Walter G.Durst, Carlos Manga,Fernando Faro,Lima Duarte,Cassiano G.Mendes,Kalil Filho, Chacrinha, Roberto Carlos, Jacinto Figueira e outros tantos, pelos principais sucessos da Televisão Brasileira.


Surge a Tv Globo, e com ela dois homens de grande visão:Walter Clark e José Bonifácio Sobrinho.
A Televisão Brasileira atinge um alto nível de qualidade que se mantém por vários anos.Todavia, após a saída de ambos, tanto a Tv Globo, assim como as demais emissoras, caminham numa rota batida de profundo declínio e desolação.


Atualmente o que temos é um verdadeiro lixo televisual. As tramas das novelas são ridículas Os cenários são belíssimos,mas os diálogos são pobres.Não são somente os políticos que acham que o povo é idiota, os autores de novelas, também Canastrões abundam por todos os lados.Valoriza-se a aparência em detrimento do talento.
Os telejornais são monótonos. Os locutores com raras exceções são péssimos, são paus-mandados, donos de   uma dicção horrível.Os telejornais criaram, também, a figura patética do “ancora” que, geralmente, é um imbecil partidário, cheio de si mesmo, que acredita ser dono da verdade absoluta.


Os programas de auditório são todos um verdadeiro caos.Os apresentadores querem ser inteligentes e são burros.Querem ser engraçados, mas carecem de verve, de veia humorística
Desconhecem os roteiros dos programas, metem os pés, onde deveriam meter as mãos.Enfim... uma fastidiosa chatice diária e, principalmente,dominical.


Os filmes são repetidos até a exaustão. Os programas humorísticos não possuem nenhuma criatividade; quem assiste um, não precisa assistir mais nenhum.Algumas emissoras rogam a Deus  por um factóide; vivem dos infortúnios do cotidiano e das migalhas excretadas pela decadente e pouco confiável Tv Globo.


Há programas evangélicos para todos os gostos e desgostos. Há uma merda de programa de nome Big Brother Brasil que enoja qualquer telespectador dotado de alguma racionalidade e que desqualifica qualquer emissora que pretenda ser séria.
Com todos os recursos disponíveis, hoje em dia, faz-se um arremedo de televisão. Atingem-se altos índices de vulgaridade. As palavras de ordem são: rostos bonitos; sexo em demasia; apelação total, baixaria global e total desrespeito para com seus infelizes telespectadores.




Texto: Nelson Barh