quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Plebeísmos




Plebeísmos:
Palavras criadas e, às vezes, usadas pelo povo.

xaveco=lero, papo, embromação, lorota
loque=trouxa, otário
beleza=tudo bem
da hora=legal
infernal=muito bom
lance=fato,jogada, assunto
indigesta=difícil,nebulosa
soltar a carcaça=morrer
balada=festa,encontro
maior boiada=moleza,barbada
parada=briga,assunto, serviço
curtição=aproveitamento,barato, gozo
onda=curtição, barato
amasso=agarramento,sarro
Jeriboçal=ou JB Pessoa apalermada que repete as idéias e pensamentos de outrem.
pescoço= espreitador, voyeur de tocaia
de boa=legal, na moral
zuado=doido,maluco
infernal=muito bom
campanar=ficar de olheiro, de butuca 
indigesta=difícil,nebulosol
lacraia=mulher feia,gibona          
gibona=mulher insossa
incerta=surprêsa
trêta=briga
catufê=soco, murro
mina=garota
maluco=rapaz, cara
sarro=gozação
na fita=no pedaço
pedaço=lugar
tá ligado=atento
esporro=xingamento,barraco
dedão=delator
teco=tiro
doce=frescura
maquinado=armado
uma subida=uma trepada
surfando=caminhando,vivendo
giro= rolê,passeio
pacau=pacote
dar bandeira=deixar transparecer,
pacalho=trouxa
dar uns pegas=puxar fumo
puxar fumo=fumar maconha,crack
coroado=morto,presunto
piolho=proxeneta,cafetão
truta=amigo,chegado
Texto:Nelson Barh

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Crítica


Uma breve crítica:

A composição poética é toda ela feita em versos brancos, raras vezes, o autor utiliza versos rítmicos ou métricos, em contrapartida, faz uso de versos soltos. em todas as estrofes. A composição apresenta riqueza de vocábulos, sendo que, às vezes, peque por falta de objetividade e coerência. Todavia, o uso de versos livres, ou seja, de versos  de pés quebrados, não diminuem o valor dos poemas. O autor utiliza bem a repetição das frases no inicio das estrofes e peca, quase sempre, no arremate.Algumas vezes exagera na abundancia de palavras e, outras vezes, as economiza, ficando a sensação de verso inacabado. O autor  demonstra possuir grande imaginação criativa e talento real para fazer poesia, mas precisa amadurecer e encontrar um determinado equilíbrio na disposição das frases, deixando aflorar o seu estilo próprio.  (de preferência que ele seja bem característico). Destaque para: “Asas da ilusão”, “Ponto de exclamação” e “O Futuro é agora”. As três foram bem elaboradas e realçam a capacidade poética do autor.
Nelson Barh

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mãe Natureza!


Natureza viva, natureza morta!
N
Terra viva, geradora de vidas, que me viu nascer.
Ao teu solo regressarei um dia, não sei quando, e deixarei em teus braços quentes, meu corpo frio e doente.
Todas as minhas lembranças, crenças, esperanças, alegrias, queixas e cicatrizes, eu levarei comigo rumo à conhecida e derradeira morada.  
Terra rica de excelências! Em teu solo ando sem rumo, sentindo dores, angústias e buscando, feito louco, a razão da minha sombria existência.
Mãe Natureza, criadora de infinitos seres e devoradora implacável de tantas vidas,
vou revelar agora o teu segredo!
Conheço as tuas trilhas e os teus inúmeros disfarces e sei que, por toda parte, lanças as tuas diferentes armadilhas de sedução e morte. 
Ah, Mãe Natureza responda-me sem titubear:
Por que abates os teus filhos?
Será que é para que tu possas de novo renascer?
Terra abençoada, exaltada em versos e prosa! Mas berço de tantas injustiças sociais!
Terra de contrastes intensos. De animais belos e feios, grandes e pequenos; traiçoeiros e leais. Mas, acredite, nenhum deles é pior que os perversos seres humanos!
Natureza faminta e alucinante que abriga, em teu ventre, seus fiéis guerreiros sanguinários!
São eles humanos carniceiros, são teus súditos leais, possuem  tua triste sina de matar gente inocente e outros indefesos animais!
Terra generosa, do teu solo brota a água preciosa, a vegetação abundante e os ricos minerais; mas também aqui nascem vulcões, escorpiões, homens hostis, serpentes e outros ferozes animais. 
Terra de liberdades aparentes e medos constantes!
Terra injusta, de muitos sonhos desfeitos, onde pairam tantos sofrimentos e infinitos clamores no peito.
Terra dos grandes imperadores , descobridora de outras terras e de outros mares e autora de tantas guerras, mazelas e dissabores!
Nesta Terra misteriosa, cheia de encantos, contrastes e magia; eu, partícula ínfima de terra, avisto todos os teus recantos; percorro teus vastos desertos, agora já com passos incertos, feito uma ave ferida, sem energia… preste a ser abatida.
Terra esplêndida!
Natureza exuberante!
Terra selvagem! 
Natureza Magnífica! 
Terra fascinante!
Natureza mortal!
Terra criadora, natureza predadora!
Terra, qual será o teu futuro? Ficarás inerte, diante da iminente morte, vagando deserta pelo universo frio...vítima dos seus próprios filhos insanos? 
Vamos conter os nossos brutos instintos e preservar a vida!
“A Natureza cria, destrói e se renova e, todos nós, que somos parcela integrante dela, agimos do mesmo modo. A vida provém da morte e a renovação da semeadura”. Nelson Barh 
feito louco, a razão da minha sombria existência.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Democracia

Democracia é um bolo caríssimo, decorado com promessas de educação, saúde, moradia, segurança, justiça,liberdade, lazer, etc. Ilusoriamente o povo acredita que tudo está sendo feito apenas para ele próprio saborear. Todavia, ignora que os ingredientes ocultos são: cargos públicos, benesses, enriquecimentos ilícitos, apadrinhamentos e uma grande porção de mazelas; sendo que, na hora da festa, o bolo é degustado somente por alguns escolhidos que detêm o poder. Nelson Barh

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tema e Definição

Acredito que nas redes sociais, talvez, eu tenha sido a única pessoa que, mesmo sendo apolítica e irreligiosa, tenha agora e sempre, em todos os momentos, atacado os políticos aproveitadores; os mercadores da fé; a justiça capenga e ineficiente; os maus policiais; a mídia tendenciosa e venal; as ongs de fachada e a péssima qualidade de todos os serviços públicos.Nelson Barh.

.Aqui no Brasil a palavra mais usada nos últimos tempos é minoria. Gostaria muito de saber o tamanho dessa "minoria", que vandaliza; agride professores; mata crianças e idosos; desrespeita policiais, invade casas e terras; destrói a fauna e a flora; trafica drogas e pessoas; recebe propinas; rouba, estupra e mata mulheres, etc,etc. Acredito que a minoria é bem maior do que as pessoas possam imaginar.
Acordem! A educação começa em casa.Nelson Barh 

A melhor maneira de saber como somos de verdade é olhando para os nossos pais. Não há espelho melhor.Nelson Barh


Queres saber de onde viestes? Da terra! Queres saber pra aonde tu iras? Para a terra! Queres saber a razão da tua vinda? Para em vida usufruíres os bens da Terra e, após a morte, nutrires a terra.Nelson Barh


Quase sempre, a roupa confere graça, beleza e encanto e mascara inúmeros defeitos físicos.Nelson Barh.

Angústia por estar vivo, por saber-se mortal; por não poder deter o tempo; por submeter-se cativo ao brutal sistema que prevalece...angústia que atormenta e enlouquece. Ela parece ser inata...onde será que ela mora e se esconde?

Eis que chega o momento... e, de repente, a energia extingue-se, o corpo gela, o medo desaparece, as crendices acabam e o sono eterno, sem sonhos, começa..

A despedida sempre é triste. Ela é muito mais que uma página virada; é o fim de um tempo; término de um encontro intenso, repleto de momentos bons ou maus  que não voltam mais.  Ficam as marcas das lembranças vividas. Resta apenas a suave e triste saudade.Nelson Barh 



Há certas pessoas que quando nos chamam de amigo(a) ou de querido(a) soa tão falso que, de imediato,sentimos um mal-estar terrível, parece que recebemos uma punhalada pelas costas e, algumas vezes, chegamos até mesmo a ter vontade de vomitar.Nelson Barh.


A liberdade de expressão tem que ter limite..ou,então, transforma-se em agressão, perseguição, provocação.Nelson Barh.


A vontade sempre estará presente até no último instante de vida; porém,  a vaidade cessa, quando não há competição e apenas  esperamos a chegada da morte.Nelson Barh


Por mais insignificante que seja a sua personalidade, cultive-a.

Quando imitamos a personalidade de outrem, anulamos a nossa e, cedo ou tarde, ela reaparecerá combalida. Nelson Barh

O amor puro que de fato existe é o amor materno. Ele nasce do convívio, supera todas as vicissitudes, provas e obstáculos e permanece inalterado até mesmo quando ocorre a iminente separação,Nelson Barh.


Quando os políticos votam contra ou a favor de um projeto não estão querendo favorecer o povo e sim seus pares e seus partidos políticos. Nelson Barh


Creio que o ideal seria que durante a nossa curta permanência por aqui  tratássemos bem todas as pessoas, mas não nos apegássemos em demasia a ninguém. Embora fosse o mesmo que pedir para que as pessoas não amassem por inteiro e sim pela metade.


A vida pode ser resumida em dois momentos: o encontro e a despedida. Energia e Inércia. Nelson Barh 



Saudade é a dor sentida na alma pela ausência de alguém que compartilhava nosso espaço; por algo muito querido; por um tempo decorrido; pelo forte laço de amor ainda presente, sem almejar retribuição; pelo vazio pungente que maltrata o nosso coração.Nelson Barh

Todas as ditaduras se apresentam geralmente com as mesmas características: se apoiam na publicidade exagerada, no abuso do poder, na ocultação dos fatos e no controle irrestrito e permanente.Nelson Barh

Observador= O observador analisa, percebe,decifra, elabora e transmite o conhecimento referente a um determinado assunto.Nelson Barh. 


A maioria dos filósofos entende mais de carroças... do que da vida. Nelson Barh.


Nem sempre as críticas vêm carregadas de inveja, nem tampouco o medo é sempre nocivo. Através das críticas construtivas podemos reformular certos conceitos e agimos com mais acertos. Graças ao medo evitamos ações precipitadas e desastradas ao longo da vida. Nelson Barh


Fama=A fama tira a privacidade e dá apenas uma falsa impressão que se é mais importante do que na realidade somos.Nelson Barh.


Sábio=O sábio é aquele que adquiriu um vasto conhecimento transmitido pelos observadores e, às vezes, elaborado por ele próprio na condição de observador.Nelson Barh


Inteligência= Entendo inteligência como sendo a capacidade de formular pensamentos e conhecimentos inéditos a respeito de um determinado assunto.Nelson Barh


Ética = Ética é a maneira correta de proceder diante da sociedade, sem ocasionar dano, justo ou injusto, de qualquer natureza, a outrem.Nelson Barh

Arte = A arte é uma criação artística capaz de atingir e encantar os sentidos. Sua função é extasiar, deleitar e alimentar o espírito e, para tanto, requer aptidão natural e singular.Nelson Barh

Jeriboçal- Pessoa apalermada que repete os pensamentos e idéias dos outros e afirma que são  suas. Nelson Barh

Julgamento = Um julgamento justo tem que ser feito baseado na legalidade, na legitimidade e não em contendas meramente políticas.Nelson Barh.

O amor materno supera todas as formas de amar, porque é o único que consegue sempre perdoar.Nelson Barh.h


Religião =  Freio, consolo, civilização.O objetivo da religião é fazer o povo aceitar passivamente os infortúnios da vida e acreditar que Deus possa resolvê-los.Nelson Barh

Imortalidade =A vida advém da morte e a renovação da semeação.
A vida apresentar varias definições. Vida é uma energia ativa que se transforma, assumindo a forma passiva e retornando ao seu estado inicial, ou seja, vida e morte formam um só ciclo  e são da mesma essência..Nelson Barh

Vida = Energia em ebulição que se esvai. A vida é esse amanhecer é anoitecer rápido, incerto e contínuo;transformação...sem volta.Nelson Barh

Sonho = Resíduos diários armazenados. O sonho é  a representação mental dos fatos e dos  resíduos marcantes do cotidiano que vêm a tona. Nelson Barh

Deus =   Idealizado como o Senhor da fazenda. A Natureza criou o homem e o homem inventou, para si, um escravo e protetor: Deus. As pessoas usam Deus como se Ele fosse um criado de quarto,Nelson Barh

Beleza(belo) é algo harmonioso, simétrico que agrada aos nossos sentidos, principalmente  a nossa visão e a audição. Portanto a imagem e o som desempenha um papel importante na concepção de beleza.Nelson Barhn

Felicidade = Um raro momento de prazer intenso. A felicidade surge nos raros momentos de conquista e satisfação e se dissipa diante da triste realidade cotidiana. Nelson Barh


Aborto = Não importa o que digam. O ato intencional de desmanchar e expelir um feto vivo, saudável sempre será uma ação abominável e profundamente desumana. Nelson Barh.

 
Estamos mergulhados na mais tenebrosa escuridão: quer seja na música, no teatro, na televisão, no futebol, no cinema,na pintura, na literatura, na política, etc. Agora sim, de fato, estamos na Era das Trevas, na Era das Mediocridades.Nelson Barh


As imagens são enganadoras e, às vezes, pouco revelam do que permanece obscuro.Nelson Barh

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Livre-arbítrio


Livre-arbítrio é um tema envolvente que tem sido debatido por muitos filósofos, religiosos, cientistas, etc.
O determinismo mecanicista afirma categoricamente que o Livre-arbítrio não existe, e, para tanto, afirma que quando alguém expressa uma vontade, ele o faz devido a uma série de fatores: formação educacional, caráter, influência social, etc.

Por outro lado, o incompatibilíssimo afirma que embora as causas passadas sejam necessárias, elas não determinam à vontade da pessoa, ou seja, o passado condiciona, mas não determina.
Vejamos, com base na primeira afirmação: se o Livre-arbítrio não existe, ninguém é responsável pelos seus atos.
Com base na segunda afirmação: se o Livre-arbítrio existe, então alguém mesmo sofrendo maus tratos, sem uma boa educação,etc  é responsável pelos seus atos.
Não concordo, nem com os incompatibilistas, nem totalmente com os deterministas. Perante a Justiça, todas as pessoas são responsáveis, excetuando os inimputáveis  (crianças, doentes mentais) em certos países. Afirmar que o livre-arbítrio existe ou que não existe é tratar o assunto de maneira vaga e muito simplista.
Seria um absurdo afirmar que todas as pessoas são influenciadas pelo meio em que vivem, ou ainda, pelo temperamento ou educação que possuem. Se assim fosse, todas as pessoas que têm uma boa formação familiar, um bom nível escolar, um bom caráter, uma determinada profissão, agiriam sempre do mesmo modo e as que não têm, agiriam sempre de modo diverso. 
Há pessoas que, mesmo não tendo recebido ensinamentos, mesmo não tendo uma formação adequada, mesmo exercendo profissão semelhante ou diversa, etc. são capazes de elaborarem seus juízos, conterem seus impulsos e tomarem decisões bem refletidas.O meio fornece apenas as ferramentas. 
Claro que os bons ensinamentos e o ambiente familiar são importantes e que algumas pessoas são de fato influenciadas. Mas não devemos nunca esquecer que cada pessoa é única e regida por uma força transcendental atuante, ou seja, não devemos esquecer que o nosso querer torna-se nulo ou quase diante do imponderável.  
Concluindo, algumas pessoas têm o livre-arbítrio para fazer as suas escolhas, outras não. É uma faculdade que se tem ou não, independente do temperamento e da formação de cada um.
“A sedutora beleza da vida consiste em conviver entre o bem e o mal e fazer as escolhas certas”.Nelson Barh 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Natureza e Universo

"Tentarei escrever nos proximos 30 minutos algo a respeito da Natureza e do Universo"
Aqui, na penumbra do meu quarto, distante de tudo, procuro entender  a Mãe Natureza!
Penetrar na sua profunda essência e desvendar alguns dos seus grandes mistérios !!!
De onde provem essa força invisível, que tudo transpassa, tudo cria e tudo destrói?
Nós somos uma parte ínfima dela, todavia a parte não conhece o todo,assim como, a mão não conhece o coração e, menos ainda, o corpo todo..
Será que a Natureza é Deus? Será que ela é impulsionada por uma força maior: Deus...
Será que são varias as Naturezas? Vislumbramos uma no planeta Terra, com seus ares, mares florestas, montanhas, seus animais...e entre eles, nós: os seres humanos.Sentimos seus arroubos, suas constantes transformações, sua fúria cruel e, aparente indolência e mansidão. A Natureza não para  
nunca! Qual a razão dos seus encantamentos? Querer-nos-á manter todos cativos?
   Ela se apresenta tão bela aos nossos olhos... Quais serão os seus propósitos?
  Somos seus admiradores e escravos...ficamos extasiados diante da sua extraordinária beleza, somos   gratos pelos ares que respiramos, pelos alimentos que comemos.
A Natureza tem a missão de criar, destruir e renovar e, todos nós, que somos parte integrante da Natureza, também temos a missão de criar, destruir e renovar.  Somos matéria sólida e matéria liquida, transformadas através do ar e do calor. Portanto, Ela age do mesmo modo que nós agimos. Ora semeando, ora colhendo,ora criando,ora destruindo.
Seu caminhar é constante e permanente, destrói para poder construir. Nada pode interferir no seu equilíbrio.
 A vida é esse amanhecer e anoitecer, rápido, incerto e contínuo; transformação...sem volta!? É o sopro de ar quente que anima o barro úmido...
Ela está sujeita, assim como nós, as mutações fenótipicas. Ela se renova somente porque as espécies existem e as espécies, porque Ela existe.Somos de muitas variedades, fazemos parte de um corpo, de um sistema, inserido em outros sistemas. Mas, na verdade, somos Uma só.
Creio que três sejam as energias: Energia Estática Suprema, Energia de Renovação e Energia Vital.
O Universo mantém uma ordem.Cada planeta ocupa um espaço e tem a sua natureza distinta para formar o Todo.  
O dia começa nascer...
Acho que é melhor parar de pensar por hoje...quem sabe amanhã...eu recomece...mas, ainda, acrescento algumas palavras:  Alguns de nós terráqueos (humanos) não fazemos distinção entre as coisas criadas pelos homens; a Natureza que nos envolve e a Energia suprema que tudo controla.
 Lamentamos as nossas desditas: pobreza, acidentes, dificuldades, tristezas, etc  Provenientes do sistema engendrado pelos homens. A Natureza fornece-nos a vida e os meios de provisoriamente mantê-la; impõem-nos as imperiosas metamorfoses e, consequentemente, a morte.
Todavia,, tudo não passa de  meras especulações, feitas num curto espaço de 30 minutos, até que o sono chegue.  A verdade, provavelmente, demorará milhões de anos para que venhamos a conhecer, se é que um dia conheceremos. Há um longo caminho a ser percorrido...
Texto: Nelson Barh

Copyright Nelson Barh
Alls Right Reserved

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O vôo noturno da águia


Como é engraçado...! Há poucos instantes atrás eu estava refletindo acerca da vida, sem saber que a história estava próxima de chegar ao fim.
Ah, se eu pudesse agora voltar no tempo, tudo seria tão diferente... Por certo, eu seria muito mais tolerante e amigo e bem menos critico com todos ao meu redor.       Ah, como eu valorizaria cada momento vivido!
Celebraria a grandiosidade da Mãe Natureza. Abençoaria o frio, o calor e a chuva. Contemplaria, emocionado, a beleza deslumbrante das flores, o resplendor das estrelas na imensidão do firmamento.
Agradeceria, todos os dias, pela noite de sono tranquila, pela água ingerida, pela fome saciada, pelo agasalho vestido, pelo despertar de um novo amanhã.
Caminharia, sem pressa alguma, pelas ruas, observaria os transeuntes e o enigmático céu azul; sentiria os raios do majestoso  sol aquecendo o meu corpo magro e doente; saborearia o prazer de estar vivo neste mundo.
Esqueceria todas as magoas e ajudaria os meus irmãos aflitos da Terra, nem que fosse com um gesto, uma palavra, um sorriso, um abraço ou uma pequena mensagem de afeto.
Conversaria muito mais com as pessoas, não teria vergonha de dar o primeiro passo  e demonstrar os meus melhores sentimentos.
Deixaria de lado as preocupações constantes com casa, contas, dinheiro, objetos e outras ninharias. Evitaria vícios, brigas, ódios, ofensas e disputas. 
Não olharia tanto para o futuro. Nem teria tanto medo do desconhecido. Dormiria menos. Sorriria mais. Sofreria menos. Amaria, muito mais.
Estenderia a minha mão amiga e perdoaria até os meus piores inimigos. Por certo eu seria bem melhor do que era antes.
Infelizmente, parece que somente agora aprendi a viver...no grande teatro da vida.
Apesar dos erros e acertos, sei que fui um bom filho, bom irmão, bom amigo. Agora, aqui estou aguardando o tão fatídico dia.
Todavia, se meus pais, irmãos e amigos tiveram que provar o gosto amargo da imensa escuridão, por que devo então lamentar a inevitável partida? Bem ou mal, eu também vivi!
Eis chegada a hora. O momento é difícil, mas não há o que fazer. Não há como voltar...é o caminho que devo seguir.
Agora começo a sentir em meus pés ondas de calor intensas, que sobem por todo o meu corpo e vão cedendo lugar ao frio permanente.
A águia  vai alçar vôo. Já podem fechar as cortinas.
Texto: Nelson Barh