sábado, 24 de maio de 2014

Política

Política: Entendo política como a arte de governar de maneira responsável, objetivando promover o bem público, diminuir as desigualdades sociais, garantir os direitos civis, políticos e religiosos, manter a ordem, zelar pelo patrimônio público e buscar meios para melhorar a vida de toda coletividade e do país.
Agora observem o que de fato acontece no mundo da política:  
Qualquer projeto para que seja aprovado precisa de mais da metade dos votos, assim sendo, o partido tem que ter maioria, ou, então, vai precisar barganhar muito para conseguir a aprovação. Claro que o político para ser eleito vai fazer milhares de promessas, todavia ele sabe que dificilmente conseguirá aprovar qualquer coisa. Pois o lema entre eles é: “não colocar azeitona na empada do adversário político. Além disso, seus projetos visam beneficiar apenas aos “seus verdadeiros e ocultos senhores” que de fato patrocinaram a sua rica campanha.
 Há quem diga que não existe esquerda, direita, volver…digo centrão, mas na verdade é unicamente porque eles estão juntos e misturados.
A Imprensa, quase sempre, é um partido político enrustido.  A Direita vive favorecendo os latifundiários, empresários, banqueiros, etc.  Sempre esteve a serviço do capitalismo selvagem e controla o poder. A Esquerda diz que vai ajudar aos menos favorecidos, mas almeja somente conseguir o “poder”, para tanto faz alianças espúrias.  O Centrão favorece os grandes comerciantes, os meios de comunicação, mas finge descaradamente preocupação com os pobres e também vive sonhando com o famigerado e nefasto “poder”.. Para conseguir seus objetivos apela para Deus e para o Diabo.
 Portanto, quase sempre quando os políticos votam contra ou a favor de um projeto, não estão querendo favorecer o povo e sim seus pares e seus partidos políticos, ou seja, os políticos buscam o poder para obter vantagens para eles próprios, para seus familiares e seus queridos “amiguinhos”. Nelson Barh
Copyright: Nelson Barh

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Retrato do Brasil

Brasil: O jeitinho brasileiro aliado à falta de educação.
Um belo país tropical com uma face tenebrosa.
São inúmeros aqueles que picham, jogam lixo na rua, pirateiam, falsificam, roubam, adulteram, corrompem, "fazem gatos", sonegam, escamoteiam, destroem, fraudam, caluniam, subornam, etc.etc. estão espalhados por todos os Estados, por todas as profissões, por todas as classes sociais. Todos querem levar vantagens e não enxergam os seus próprios defeitos. É o triste retrato do nosso Brasil. Nelson Barh.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Página sombria

Os Estados Unidos juntamente com políticos e empresários brasileiros arquitetaram o golpe civil militar de 1964. Os políticos acreditavam que, após um ano de governo militar, haveria eleições, todavia qual não foi a triste surpresa que, depois de alguns meses, fosse implantada a ditadura militar; tiveram, então, alguns políticos que provarem do próprio veneno, muitos foram cassados e exilados do país. Quanto aos fiéis empresários obtiveram diversas vantagens e cargos biônicos : governo estadual, prefeito, senador, e ainda ministérios, concessões, etc.

Anos de chumbo. A mídia falada, escrita e televisual permaneceu. neutra Não se manifestou favorável  nem tampouco contrária. Acatou  tudo... passivamente.Os jornalistas ficaram, com exceção de dois ou três, todos mudos e não esboçaram qualquer reação.Os artistas, então, não queriam  nem ouvir falar do assunto.Os políticos fingiam, como sempre, não saberem de nada e a grande maioria deles concordava com tudo.
É bem verdade, que os artistas da classe teatral fizeram algumas passeatas, contando com   a participação discretíssima de um ou dois cantores tropicalistas, todavia tais passeatas tinham como objetivo: reclamar apenas contra a censura aos espetáculos, não contra o regime militar como um todo.. Não obstante, foram severamente reprimidos com socos e pontapés pelos militares.
As perseguições contra certas pessoas (políticos, artistas, sindicalistas, membros estudantis, etc) deveu-se ao fato dos militares não aceitarem qualquer tipo de manifestação futura, ou seja, greves, passeatas, reuniões, insurreições e etc. Portanto, é uma grande falácia quando algumas figuras famosas pousam de vítimas da  ditadura militar. (Salvo àqueles cuja única punição foi o afastamento da pátria, o exílio).
Aqueles que foram torturados, mortos e conheceram os porões do DÓI CODE, que tiveram suas fotos expostas em vários lugares do território nacional, foram bem  poucos.
Destaques para o compositor Geraldo Vandré que fez algumas musicas de protesto e foi brutamente torturado; para o jornalista W. Herzog que foi assassinado; para C. Lamarca e Maringhela, ambos assassinados; para José Genóino, que teve uma atuação ativa-moderada no Araguaia; para Fernando Gabeira que também teve uma atuação ativa-moderada no Rio de Janeiro; para José Dirceu que teve uma atuação passiva-moderada junto aos movimentos estudantis.

Foram os chamados anos de chumbo. Uma página sombria na história do Brasil, onde não houve nem heróis, nem vencedores...apenas perdedores.
Ontem, alguns ratos de esgoto viviam escondidos nos bueiros imundos. Hoje posam de defensores do povo. A hipocrisia campeia entre os sórdidos. Nelson Barh