quinta-feira, 12 de julho de 2012

Livre-arbítrio


Livre-arbítrio é um tema envolvente que tem sido debatido por muitos filósofos, religiosos, cientistas, etc.
O determinismo mecanicista afirma categoricamente que o Livre-arbítrio não existe, e, para tanto, afirma que quando alguém expressa uma vontade, ele o faz devido a uma série de fatores: formação educacional, caráter, influência social, etc.

Por outro lado, o incompatibilíssimo afirma que embora as causas passadas sejam necessárias, elas não determinam à vontade da pessoa, ou seja, o passado condiciona, mas não determina.
Vejamos, com base na primeira afirmação: se o Livre-arbítrio não existe, ninguém é responsável pelos seus atos.
Com base na segunda afirmação: se o Livre-arbítrio existe, então alguém mesmo sofrendo maus tratos, sem uma boa educação,etc  é responsável pelos seus atos.
Não concordo, nem com os incompatibilistas, nem totalmente com os deterministas. Perante a Justiça, todas as pessoas são responsáveis, excetuando os inimputáveis  (crianças, doentes mentais) em certos países. Afirmar que o livre-arbítrio existe ou que não existe é tratar o assunto de maneira vaga e muito simplista.
Seria um absurdo afirmar que todas as pessoas são influenciadas pelo meio em que vivem, ou ainda, pelo temperamento ou educação que possuem. Se assim fosse, todas as pessoas que têm uma boa formação familiar, um bom nível escolar, um bom caráter, uma determinada profissão, agiriam sempre do mesmo modo e as que não têm, agiriam sempre de modo diverso. 
Há pessoas que, mesmo não tendo recebido ensinamentos, mesmo não tendo uma formação adequada, mesmo exercendo profissão semelhante ou diversa, etc. são capazes de elaborarem seus juízos, conterem seus impulsos e tomarem decisões bem refletidas.O meio fornece apenas as ferramentas. 
Claro que os bons ensinamentos e o ambiente familiar são importantes e que algumas pessoas são de fato influenciadas. Mas não devemos nunca esquecer que cada pessoa é única e regida por uma força transcendental atuante, ou seja, não devemos esquecer que o nosso querer torna-se nulo ou quase diante do imponderável.  
Concluindo, algumas pessoas têm o livre-arbítrio para fazer as suas escolhas, outras não. É uma faculdade que se tem ou não, independente do temperamento e da formação de cada um.
“A sedutora beleza da vida consiste em conviver entre o bem e o mal e fazer as escolhas certas”.Nelson Barh 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Natureza e Universo

"Tentarei escrever nos proximos 30 minutos algo a respeito da Natureza e do Universo"
Aqui, na penumbra do meu quarto, distante de tudo, procuro entender  a Mãe Natureza!
Penetrar na sua profunda essência e desvendar alguns dos seus grandes mistérios !!!
De onde provem essa força invisível, que tudo transpassa, tudo cria e tudo destrói?
Nós somos uma parte ínfima dela, todavia a parte não conhece o todo,assim como, a mão não conhece o coração e, menos ainda, o corpo todo..
Será que a Natureza é Deus? Será que ela é impulsionada por uma força maior: Deus...
Será que são varias as Naturezas? Vislumbramos uma no planeta Terra, com seus ares, mares florestas, montanhas, seus animais...e entre eles, nós: os seres humanos.Sentimos seus arroubos, suas constantes transformações, sua fúria cruel e, aparente indolência e mansidão. A Natureza não para  
nunca! Qual a razão dos seus encantamentos? Querer-nos-á manter todos cativos?
   Ela se apresenta tão bela aos nossos olhos... Quais serão os seus propósitos?
  Somos seus admiradores e escravos...ficamos extasiados diante da sua extraordinária beleza, somos   gratos pelos ares que respiramos, pelos alimentos que comemos.
A Natureza tem a missão de criar, destruir e renovar e, todos nós, que somos parte integrante da Natureza, também temos a missão de criar, destruir e renovar.  Somos matéria sólida e matéria liquida, transformadas através do ar e do calor. Portanto, Ela age do mesmo modo que nós agimos. Ora semeando, ora colhendo,ora criando,ora destruindo.
Seu caminhar é constante e permanente, destrói para poder construir. Nada pode interferir no seu equilíbrio.
 A vida é esse amanhecer e anoitecer, rápido, incerto e contínuo; transformação...sem volta!? É o sopro de ar quente que anima o barro úmido...
Ela está sujeita, assim como nós, as mutações fenótipicas. Ela se renova somente porque as espécies existem e as espécies, porque Ela existe.Somos de muitas variedades, fazemos parte de um corpo, de um sistema, inserido em outros sistemas. Mas, na verdade, somos Uma só.
Creio que três sejam as energias: Energia Estática Suprema, Energia de Renovação e Energia Vital.
O Universo mantém uma ordem.Cada planeta ocupa um espaço e tem a sua natureza distinta para formar o Todo.  
O dia começa nascer...
Acho que é melhor parar de pensar por hoje...quem sabe amanhã...eu recomece...mas, ainda, acrescento algumas palavras:  Alguns de nós terráqueos (humanos) não fazemos distinção entre as coisas criadas pelos homens; a Natureza que nos envolve e a Energia suprema que tudo controla.
 Lamentamos as nossas desditas: pobreza, acidentes, dificuldades, tristezas, etc  Provenientes do sistema engendrado pelos homens. A Natureza fornece-nos a vida e os meios de provisoriamente mantê-la; impõem-nos as imperiosas metamorfoses e, consequentemente, a morte.
Todavia,, tudo não passa de  meras especulações, feitas num curto espaço de 30 minutos, até que o sono chegue.  A verdade, provavelmente, demorará milhões de anos para que venhamos a conhecer, se é que um dia conheceremos. Há um longo caminho a ser percorrido...
Texto: Nelson Barh

Copyright Nelson Barh
Alls Right Reserved