domingo, 31 de janeiro de 2010

Força transcendental...destino.


Tudo o que ocorre em nossas vidas, geralmente, tem uma razão de ser. Nada acontece em vão.Há uma força estranha que nos impulsiona para um longo aprendizado. Nada acontece que não seja na medida certa..para o nosso amadurecimento espiritual e a inevitável e difícil passagem terrena.Nossa vida, dia após dia, ganha novos contornos. Uma explosão de alegria e vivacidade invade a juventude, provocando milhões de sonhos, muita fé e esperança.E então, o jovem acredita que o mundo lhe pertença, afinal... ele pode tudo.Ele é livre. Não há nada a temer. Quer provar, saborear, avidamente, dos grandes prazeres.Quer ser notado por todos. É rebelde, arrogante, exibicionista e materialista ao extremo.Somente, está preocupado com a beleza física, com a prática de sexo, com suas vestimentas, com os modismos, as constantes e incansáveis festas..e demais desejos banais e pueris.

De repente, é despertado para o mundo das competições. Almeja alçar grandes vôos, galgar espaços, atingir posições, ser poderoso e, para tanto, está disposto a despender toda sua vasta energia. Quer estudar, trabalhar, usar de qualquer meio para atingir seu sonhado objetivo.Embora seus anseios sejam, todos eles, possíveis e legítimos, a vida lhe prepara insondáveis surpresas.
Com o passar dos anos, o jovem amadurece e, frustradas as suas expectativas, descobre o óbvio: somos todos seres mutáveis tal qual um simples arbusto: "Temos que germinar, florescer, aceitar certos desígnios e, finalmente, perecer". Não basta querer, é necessário que as condições sejam propicias  As coisas são como  são, não como gostaríamos que fossem. Ficamos aturdidos à mercê do imponderável e sempre desconhecido destino.
O tempo é implacável com todos, e jamais estabelece acordos. Enveredamos por outros caminhos, antes, jamais sonhados, mas, provavelmente, delineados por uma força superior. Nossos melhores sonhos são lançados ao vento, nossas esperanças caem por terra. Somos açoitados, maltratados pela vida . O peso dos anos, os infortúnios tais como as doenças, as eternas dificuldades e perdas, contribuem para dobrar os nossos joelhos, a nossa coluna e a nossa arrogância.. Então, depois de uma longa caminhada, percebemos que realizamos tão pouco, quase nada. E, somente nesse momento, voltamos os nossos tristes olhos para o esquecido mundo espiritual e descobrimos que a nossa história já estava escrita, página por página…Somos meros fantoches nas mãos hábeis da Natureza.Não importa o quão alto tenhamos atingido, sempre seremos surpreendidos pelo amanhã. Um silêncio profundo, agora, invade nossa alma. É a hora da reflexão e, então, lembramos de Deus..e suplicantes pedimos a sua divina proteção:Livrai-nos do mal e melhorai a nossa sina.
Acreditem, não há nada que se possa fazer a não ser continuar sonhando com a inatingível felicidade.

Texto: Nelson Barh




terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chatter's Bar H- Impressões rápidas.

Um ato de extrema vingança na cabeça dos norte-americanos surge como sendo um ato de justiça. O país é 1ºmundo mas os cérebros de alguns são uma verdadeira lata de lixo.
*
Não é porque você paga as suas contas que pode fazer o que bem quiser. Você não está sozinho no mundo.
*
A arte é uma criação artística capaz de atingir e encantar os sentidos. 
Sua função é extasiar, deleitar e alimentar o espírito e, para tanto, requer aptidão natural e singular. 
Alguma coisa está mudando no reino tupiniquim.Pela primeira vez na história do país das bananas um governador fica preso.Salve os Federais.
*
Creio que a melhor denominação para o Twitter seria a de Fast Blog. Talvez ainda de Chatter's Bar,um lugar onde as pessoas trocam impressões rápidas.
*
O Carnaval no Rio vem numa enfadonha mesmice.Destaque apenas para a Escola de samba Unidos da Tijuca. Às demais apresentam muitos artistas e muito pouco samba no pé.
*
Nietzsche era um rematado idiota e o povo alemão duplamente ingênuo, por seguir suas patéticas e delirantes teorias.Base do nefasto nazismo.
*
Abomino os aproveitadores da fé e, igualmente,os fanáticos de qualquer classe:religiosa,política,artística,esportiva,etc. Fanático é muito chato!
*
A Cidade São Paulo está sofrendo as piores enchentes.Será que a culpa é da mãe-Natureza, da incompetência dos últimos prefeitos ou do povo?
*
As emissoras de televisão vivem do material descartado pela Globo,ou então de algum factóide novo.A Televisão brasileira dá nojo
*
São Paulo está inundada pelas águas,os bueiros estão sujos,os albergues fechados.Retrato típico de uma cidade abandonada,sem administração.
*
Gostei das indicações da Academia de Meryl Streep, Morgan Freeman e o filme.Bastardos Inglórios.Todos eles merecem receber o Oscar 2010.
*
A defesa corintiana parecia um blocausse, sofreu uma pressão permanente,mas permaneceu incólume. O Palmeiras carece de bons finalizadores.
*
Os paulistanos já estão recebendo um presentão, não pelos 456 anos da cidade de São Paulo,mas sim, por terem votado no prefeito Kassab: IPTUs altíssimos!
*
Enchentes, desmoronamentos, sujeira total na cidade e ainda temos que pagar IPTUs caros. Quem estava isento e desempregado,agora também tem que pagar.
*
O pior prefeito que São Paulo já teve. Um arremedo de prefeito.E o que é pior: ainda temos de agüentá-lo por mais três longos anos.Haja saco de dinheiro e de paciência!
*
Se o objetivo do alcaide era ferrar todos os paulistanos, ele conseguiu.Será que alguém ainda vai continuar pedindo nota paulista? Ele já pediu a dele!
*
Interessante! As pessoas que têm um grande número de seguidores no Twitter são as que não dizem nada, ou então,o que elas chegam a dizer,quase sempre,de nada vale.
*
Os comentaristas esportivos abundam aos montes, todavia os
que conhecem, realmente, da matéria futebolística, são bem poucos.
*
Não são necessários 140 caracteres para dizer uma
verdade absoluta: "O Brasil sempre foi mal administrado".
*.
O Haiti está pedindo socorro.Cabe a todos os países socorre-lo neste momento, num grande esforço concentrado, num autêntico mutirão global.
*
A Televisão brasileira consegue a proeza de ficar, cada dia que passa, bem pior. Antes era ruim apenas aos domingos, agora diariamente.
*
Ninguém vai por livre vontade para a prostituição, se não tiver vocação.
*
Atualmente muitas pessoas sofrem de autofilia, precisam anarcisar-se,gravar um disco, escrever um livro etc.A palavra de ordem é: Aparecer, sempre!
*
Para gravar um disco antes era necessário ter talento, hoje é necessário apenas ter bons contatos.Talvez, quiçá, remexer a bunda.
*
O programa Big Brother só enriquece quem participa ou quem promove esse lixo televisual, telebanal.
*
Quando o telespectador brasileiro irá se conscientizar que o programa Big Brother Brasil é um típico programa de índio?!.
*
O Teatro brasileiro atingiu o seu apogeu na década de 60; atualmente, segue numa rota batida para o declínio.Faltam bons autores e bons atores.
*
Muitos foram aqueles que deixaram de ser corintianos após a última partida entre Corinthians e Flamengo.Fiasco total!
*
Neste ano, o Corinthians só pode ganhar, o que a Joana ganhou atrás da moita: Um crioulo de nome: Bolívar Artigas Sucre Martim. El Libertador.
*
Quando será que a crônica esportiva terá coragem de dizer: ”que o rei está nú”, ou seja, que o Ronaldo não está jogando absolutamente nada?
Texto:Nelson Barh

sábado, 23 de janeiro de 2010

Crítica Vídeo: Os Portugueses

Assunto: “Os portugueses deixam a língua nos trópicos”.

crítica

O vídeo tem como objetivo,como o próprio título sugere, apresentar a grande herança que herdamos dos portugueses, ou seja, a língua pátria, a nossa belíssima língua portuguesa.
Através da navegação e colonização de vários povos, a língua portuguesa foi difundida pelos cinco continentes.Atingindo os trópicos. Brasil, Angola,Guine-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, etc (e até mesmo Goa na Índia).
Temos seu nascedouro, aqui entre nós, quando da chegada de Pedro Álvares Cabral a Bahia, e literalmente através da famosa carta de Pero Vaz de Caminha.(primeiro documento escrito em terras brasileiras).
Camões foi quem melhor divulgou a língua portuguesa,tornou-a conhecida e também, altamente, respeitada por todo mundo. Outros escritores portugueses também contribuíram, maciçamente, para tal propagação entre eles: Padre Antonio Vieira, Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, Eça de Queiroz e outros. No Brasil também tivemos grandes escritores da língua portuguesa, entre eles, destaques para: Machado de Assis, Euclides da Cunha, José de Alencar, etc.
Contudo, somos todos nós, ou quase todos, seus fieis transmissores para as gerações futuras.Cada vez que ensinamos uma simples palavra aos nossos filhos, netos e bisnetos, estamos auxiliando para que a nossa língua portuguesa se perpetue.
A língua portuguesa é, na minha opinião, uma das línguas mais bonitas, ricas, harmoniosas e sonoras que existem. Ela tem a sua origem no latim. Todavia a formação é quase sempre greco-latina.No Brasil o léxico difere um pouco de Portugal, tendo em vista, a variedade de palavras de origem indígena, africana, etc. (Cumpre, ainda, salientar o uso constante que fazemos do gerúndio).
A página inicial do referido vídeo é criativa e muito bem elaborada: pétalas de rosas espalhadas sobre fotos antigas,remete ao passado, um mergulho em nossas velhas lembranças, em nossas origens longínquas. O texto é bom, fértil em citações.
Todavia, o vídeo não se preocupa em apresentar uma seqüência histórica ou cronológica; as fotos, os símbolos são lançados aleatoriamente. Não gostei do áudio.Soa como um acelerado libelo, um clamor, um brado reivindicatório. Talvez o defeito esteja no meu computador, na microfonia ou então na dicção do narrador.(Creio que a narração seja do João Ricardo)
Enfim...a idéia foi muito boa, mas a feitura ficou, ligeiramente, incoordenada.

Nelson Barh

Nota: Quanto ao “Canal Secos & Molhados” ele apresenta um visual bem adequado,
uma foto bem expressiva do João Ricardo e contêm vídeos bons e variados.

Nelson Barh